Introdução
Trovadorismo: È a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.
Inicia-se em 1198 ou 1189, época em que Paio Soares de Taveiros dedicou uma cantiga de amor
e escárnio a Maria Pais Ribeiro – A Ribeirinha. Foram aproximadamente 200 anos de atividade
Trovadoresca, em que cultivaram-se poseia, novela e cavalaria.
Por influência provençal o lirismo trovadoresco instalou-se na Penísula Ibérica. Na transladação
sofreu o impácto do novo ambiente e alterou algumas de suas caracteristicas.
Duas espécies principais apresentavam a poesia trovadoresca: o lírico amorosa e a satírica. A
primeira divide-se em cantiga de amor e cantiga de amigo; a segunda, em cantiga de escárnio e
cantiga de maldizer. O idioma empregado era o galego-português em virtude da então unidade
linguistica entre Portugal e a Galiza, um período em que Portugal ocupava-se com as cruzadas,
a luta contra os Mouros e estava marcado pelo Teocentrismo (Deus no centro do universo), e
pelo sistema Feudal já enfraquecido, em faze de decadência. Após a guerra, iniciaram-se as
manifestações sociais, tais como a literatura, desenvolveu-se uma visão do mundo Medieval
apontando novos caminhos dando origem ao Trovadorismo.
Objetivo Geral:
Pesquisar o trovadorismo e sua influência
Objetivo específico:
Analisar a época do Trovadorismo e sua contribuição
Analisar as cantigas em suas modalidades
Justificatica
O século XII foi o periodo historico do travadorismo e das poesias líricas. Concebia o amor como um
culto; quase uma religião e servia para endeuzar a mulher, exemplo de amor cortez. Nesse periodo,
também foi comum o poema satírico, representado pelas cantigas de escárnio (critica indireta) e de
maldizer (crítica direta). Essa literatura impressa existiu em diversos paises, como França, Portugal
e Espanha até as primeiras décadas do século XX.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica sobre Trovadorismo: após a pesquisa, elaborar um projeto e publicá-lo no
blog. O processo de construção do projeto será acompanhado pela professora mediadora da
disciplina.
Bibliografia
MASSAUD, Moises. A Literatura portuguesa através dos textos. São Paulo, Cultrix: 1ª edição,
1968.
Grupo: Aurilene, Joventina, Maria Helena, Raisa e Sidinéia
Olá, Meninas!
ResponderExcluirpassei por aqui.
bj
Lígia
Que tipo de conflitos e consequências geraram estas passagens do teocentrismo e sistema feudal para o trovadorismo?
ResponderExcluirComo era o comportamento dessas mulheres cultuadas pelo amor em relação aos tempos de hoje? O que mudou?
ResponderExcluirProvavelmente este é um amor fictício,inventado!Mas se algum caso foi real penso que mudou ,pois hoje as mulheres tem liberdade sexual para decidir ficar com um homen se assim desejar.Antes,sendo veridico um fato semelhante,elas eram presionadas pela sociedade a não corresponder a sentimentos desta espécie.Mas tendo o pouco conhecimento de Literatura que tenho hoje,penso que eram apenas na cabeça do poeta!
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